MÊS DA MULHER: Elas florescem na propriedade rural e no mundo dos negócios
 
publicado em: 17/03/2023
 

A rotina de trabalho na propriedade rural é bastante variada. Vai desde o monitoramento das granjas a vistoria nas lavouras. Mas também tem espaço para outras atividades que fazem florescer novos negócios.

No mês dedicado às mulheres, as produtoras rurais Evandra Rupolo Benetti, de Linha São Miguel, e Anastácia Kohler Cerutti, de Linha Três Bocas, são exemplos de motivação no despertar de novas possibilidades para o agronegócio de Toledo. No ambiente em que havia somente lavoura e pecuária, com muita criatividade e disposição empreendedora, elas passaram a produzir flores. Talvez nem tenham percebido, mas a decisão que tomaram há alguns anos promoveu a inovação no lugar onde vivem e trabalham com suas famílias. Evandra com os lindos copos-de-leite, e Anastácia com as encantadoras orquídeas e suculentas.

As histórias destas duas mulheres se entrelaçam no empreendedorismo, assim como de tantas produtoras rurais que desenvolvem atividades semelhantes e até ainda mais exigentes, como por exemplo, na suinocultura. São mulheres que, além de cultivar novas oportunidades no agronegócio, fazem florescer a harmonia e o cuidado em seus lares.

Essa trajetória feminina no agronegócio é ponto de valorização no Sindicato Rural de Toledo, que ofereceu recentemente um momento de descontração, com sorteio de brindes, no contexto das comemorações do mês da mulher.

Durante o evento, o presidente do Sindicato, Nelson Gafuri, salientou a finalidade da entidade que é atender as demandas daqueles que atuam no agronegócio de Toledo, notadamente a classe de empregadores rurais. “Nós sabemos que muitas propriedades rurais estão sendo administradas por mulheres. Elas assumem tarefas simples, mas também aquelas mais difíceis. E assim, na medida em que vão conhecendo os desafios do agronegócio, as produtoras rurais sabem que podem contar com o Sindicato Rural. Nós queremos que elas participem mais da entidade e estamos de portas abertas para isso”, comentou.

Como forma de integrá-las e incentivar maior participação no quadro associativo, o Sindicato Rural e a Comissão de Mulheres da entidade promoveram o evento “Floresça no seu lar”, com o propósito da interação entre as produtoras rurais associadas numa tarde de confraternização. Assim, elas conheceram um pouco melhor a necessidade de atenção com sua própria qualidade de vida por meio de práticas de exercícios físicos e valorização do ambiente familiar, com uma breve reflexão sobre o protagonismo que exercem nas atividades agropecuárias que desenvolvem, mas sobretudo como ponto referencial para suas famílias.

Entretanto, para que possam florescer, elas precisam estar bem consigo mesmas e com as pessoas com quem convivem mais próximas. A fisioterapeuta Danielle Cristina Benozzo e a enfermeira Júlia Bonassina Mendes, do Programa de Saúde Corporativa da Unimed Costa Oeste, motivaram as participantes para tantas possibilidades de exercícios físicos que contribuem com a saúde da mulher, de modo muito prático, rápido e simples.

Já a artesã Maria Doroti Fizinus, da Dorô Mesa Posta, ensinou e descontraiu as mulheres quanto a algumas formas de surpreender na preparação do ambiente para recepção de familiares e amigos, com a finalidade de transformar o momento das refeições em uma experiência agradável de convivência.

Com essa programação realizada em prol da valorização da presença da mulher, a coordenadora da Comissão de Mulheres do Sindicato Rural de Toledo, Gládis Knebel Schneider, considera que alguns objetivos foram alcançados. O primeiro deles, e mais importante, é o interesse que as participantes demonstraram em fazer parte da Comissão. “Como elas são associadas, esposas e filhas de associados do Sindicato, é um direito delas participarem da Comissão. Por isso, reforçamos o convite para que integrem o nosso grupo e fortaleçam a representação feminina no agronegócio. Algumas delas compreenderam essa mensagem e já estão em contato para integrar a Comissão”, comemora.

A iniciativa do Sindicato Rural e Comissão de Mulheres abre possibilidades para que elas estejam mais próximas da entidade representativa da classe rural e que assim se identifiquem melhor como parte do processo de formação de lideranças tão necessário para o agronegócio.

 

CONFIRA AS FOTOS DO EVENTO

Acesse: https://bit.ly/3leqZvC