Sindicato Rural de Toledo defende diálogo com representantes políticos do Oeste
 
publicado em: 28/02/2023
 

O respeito ao direito de propriedade e a segurança jurídica para produzir são assuntos que estiveram em pauta da mais recente reunião do Conselho de Administração do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), realizada em Cascavel, da qual o Sindicato Rural de Toledo participou por meio de seu presidente, Nelson Gafuri, e o tesoureiro Reginaldo Gongoleski. Estes temas fazem parte da atenção de produtores rurais diante da nova gestão federal.

Em nível de estado, continua o monitoramento das ações governamentais e no Legislativo para que não sejam criadas novas taxas sobre a produção agropecuária. Projeto semelhante havia sido apresentado no final do ano passado e que só não foi adiante por conta da vigilância das entidades representativas dos produtores rurais.

O presidente do Sindicato Rural de Toledo, Nelson Gafuri, entende que é necessária uma conversa mais próxima com os representantes da região na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa para que estejam cientes das expectativas que o setor produtivo tem com suas atuações. “É necessário que eles compreendam as nossas preocupações e demandas neste início de mandato”, defende.

Gafuri considera que os assuntos pautados na reunião merecem constante atenção dos conselheiros do Programa Oeste em Desenvolvimento, sejam estes conselheiros ligados diretamente com a atividade do campo ou que representam segmentos que são impactados pela produção, como por exemplo o setor industrial. “Esses assuntos são de grande importância para todos nós, sejamos produtores rurais ou empresários e trabalhadores de indústrias que atendem o agro. Todos precisamos ter tranquilidade para produzir, com previsibilidade para os negócios diante dos investimentos realizados”, salienta o presidente do Sindicato Rural.

Outro ponto de preocupação é com a questão da logística de transportes no Estado, necessidade de duplicação de rodovias - caso da BR-277 - e o próprio andamento do processo de concessão para o Paraná. A nova Ferroeste, reforma tributária e política também estiveram na pauta da reunião.