Sindicato Rural de Toledo prestigia Noite de Gala da Carne Suína
 
publicado em: 14/11/2022
 

Com o objetivo de congregar, reunir e celebrar, a Associação Regional de Suinocultores do Oeste do Paraná (Assuinoeste), promoveu no último sábado (12), a Noite de Gala da Carne Suína, reunindo produtores rurais, dirigentes de empresas integradoras, cooperativas e lideranças da sociedade. O vice-presidente do Sindicato Rural de Toledo, Edenilson Copini, esteve presente no evento, demonstrando o apoio a esta atividade tão bem desenvolvida a campo pelos suinocultores e que vem sendo responsável pela movimentação econômica, inclusive da cidade, com faturamento bruto expressivo.

Toledo é o município com maior produção de suínos do País, segundo o IBGE (2022), com 869 mil cabeças. O Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) da suinocultura representa mais de 35% do total geral do município, conforme dados mais recentes calculados em 2021. Conhecedor da relevância deste segmento da pecuária, o Sindicato Rural de Toledo tem apoiado iniciativas que visam congregar ainda mais os suinocultores, como por meio do incentivo à participação em recente reunião do Núcleo de Cadecs (Comissões de Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração), promovido pelo Sistema Faep/Senar-PR.

A anfitriã do evento, presidente da Assuinoeste, Geni Bamberg, agradeceu o apoio de todos na realização do evento, salientando a importância da unidade entre os produtores para a conquista de objetivos comuns, com políticas públicas que atendam as necessidades da atividade.

Essa foi a mesma linha de pensamento defendida pelo vice-presidente da Associação Paranaense de Suinocultores (APS), Elói Fávero. Em seu pronunciamento, salientou a relevância de entidades representativas do segmento, como a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), bem como o trabalho de empresas integradoras e cooperativas que possuem relações com o mercado. “Precisamos olhar mais para o nosso mercado interno”, defendeu. Os números mais recentes mostram que o consumo per capita de carne suína no Brasil está em 18 quilos/hab/ano, mas tem capacidade de chegar a 23 quilos.

Fávero apresentou pontos relevantes de equilíbrio da produção e comercialização

 

Por sua vez, os dirigentes de empresas integradoras e cooperativas mencionaram o apoio à cadeia produtiva, bem como a representação da suinocultura nos seus negócios e projetos que estão sendo executados na expansão e profissionalização da atividade. Uma delas é a Frimesa que deve iniciar em março de 2023 os abates de suínos na sua nova planta frigorífica com previsão de chegar em dezembro do ano que vem com um abate de 7.500 suínos/dia.

Já o prefeito Beto Lunitti mencionou os esforços para Toledo realizar em 2023 a 2ª edição do Inova Meat, com investimento público de R$ 1 milhão, além dos esforços para consolidação da unidade mista de inovação da Embrapa no município, o que deve contribuir para impulsionar as cadeias produtivas de suínos, aves e peixes. 

A primeira edição do Inova Meat contou com total apoio do Sindicato Rural de Toledo e em recente reunião na Prefeitura, diretores expuseram a demanda de inovações para a pecuária leiteira, demonstrando assim as demandas do agronegócio local.