Sindicato RURAL DE TOLEDO MANTÉM AGENDA NA PREFEITURA E APRESENTA DEMANDAS DO AGRO
 
publicado em: 06/10/2022
 

AGENDA DO SINDICATO NA PREFEITURA: reunião periódica do Sindicato Rural de Toledo com o prefeito Beto Lunitti e o secretário de Agronegócio, Diego Bonaldo, foi realizada nesta quinta-feira (6), e aproximou demandas de produtores com a administração pública.

O presidente do Sindicato, Nelson Gafuri, falou das condições de estradas rurais, mencionando a necessidade de manutenção por conta dos períodos chuvosos e recuperação de alguns trechos.

O prefeito mencionou os planos da administração que preveem investimentos na pedreira municipal e aquisições de cargas de pedra para fazer frente às necessidades de manutenção e recuperação do asfalto rural.

O prefeito também informou sobre nova rodada do Programa de Atendimento ao Produtor (PAP) e ajustes realizados desde o início desta iniciativa.

Informou compromissos com asfaltamento de trechos que ligam Novo Sobradinho/Linha São Paulo, e Cerro da Lola/Dez de Maio. Está em busca de uma solução técnico-conceitual sobre as rampas de morros, que são os aclives mais acentuados, visando melhorar as condições de escoamento da produção.

Mas um dos principais pedidos da administração pública é o trabalho conjunto com os agricultores na conservação de solos. O rebaixamento das curvas de nível para uso de máquinas mais modernas tem prejudicado alguns serviços de manutenção das estradas no campo. Todos os participantes da reunião concordam que o assunto é pertinente e decidiram concentrar esforços na conscientização sobre o assunto.

A reunião foi acompanhada pelo vice-presidente do Sindicato, Edenilson Copini, que também preside a Associação dos Avicultores do Oeste do Paraná (Aaviopar), pelo suplente da diretoria, Saul Zeuckner, e pelo representante da Comissão Técnica de Piscicultura, Marcos Pereira.

Saul apresentou reivindicações em benefício da pecuária leiteira, dentre eles, apoio para serviços administrativos da Associação dos Produtores de Leite de Toledo e Região (Aproltol), entidade que preside. Salientou ainda a necessidade do serviço público de recolhimento dos resíduos sólidos em propriedades rurais, e a importância de Toledo promover uma feira de negócios para o agronegócio e a retomada de áreas agroindustriais com o objetivo de atrair empresas ligadas ao setor para o município. O prefeito considerou todos os pleitos.

Por sua vez, Marcos Pereira requisitou apoio da administração pública visando maior celeridade nos processos de outorga pelo uso da água. O atraso nas análises e liberações tem impactado nos custos de produção da piscicultura, deixando os produtores de Toledo ainda mais pressionados na sua atividade. O caso é resolvido na esfera estadual, mas espera-se o engajamento do poder público local nesse intento.

Participaram da reunião a presidente da Associação Regional de Suinocultores do Oeste do Paraná (Assuinoeste), Geni Bamberg, e o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (Cmdat), João Luís Raimundo Nogueira.

Ao final da reunião, o presidente do Sindicato Rural de Toledo, Nelson Gafuri, salientou a proposta de convidar os deputados que foram eleitos para uma conversa sobre as demandas do agronegócio, “para que saibam o que precisam fazer pelo setor quando chegarem em Brasília (Câmara dos Deputados) e Curitiba (Asssembleia Legislativa)”. Pediu empenho do prefeito nessa causa, pois todas as associações de produtores estarão se preparando com a pauta.

Produtor rural: você tem alguma reivindicação para a Prefeitura? Entre em contato com o Sindicato Rural de Toledo.