Plano Diretor para o Agronegócio aponta reivindicações dos produtores rurais
 
publicado em: 01/08/2022
 

Por iniciativa da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), passa a ser distribuído aos candidatos ao Governo do Estado, o Plano Diretor para o Agronegócio 2023-2026. O Plano contextualiza a importância do agronegócio na economia paranaense e sua representatividade no agro brasileiro e oferece diretrizes para o agronegócio do Paraná.

Além das estratégias de ação, o documento sugere melhorias em programas como o Prosolo e em áreas específicas como segurança no campo, pecuária moderna, boas práticas agropecuárias (inclusive na aplicação de defensivos agrícolas), meio ambiente, sanidade agropecuária e energia no campo. O documento cobra melhor qualidade nas redes de distribuição de energia, ao lembrar que os produtores rurais investiram em equipamentos, mas o sistema não acompanhou este proceso o que gera danos em equipamentos, perdas de produlções, em função das constantes quedas no fornecimento de energia elétrica.

Na foto, o presidente do Sindicato Rural de Toledo, Nelson Gafuri, e o presidente do Núcleo de Sindicatos Rurais do Oeste do Paraná (Nurespop), Valdemar Melato, exibem o documento com as propostas dos agricultores e pecuaristas do Paraná.