Empreendedorismo feminino começa com autoestima. Elas podem e são capazes, sim!
 
publicado em: 04/06/2024
 

Para muitas mulheres, encontrar a motivação para os negócios ainda é um desafio. O empreendedorismo brasileiro é um dos mais fortes no mundo, mas quando se trata de alcançar o público feminino que vive no campo são necessárias estruturas de apoio que auxiliem no despertar das capacidades, habilidades e até mesmo da autoestima.

É por isso que existe o curso Mulher Atual, realizado por meio do Sistema Faep/Senar-PR com apoio irrestrito do Sindicato Rural Patronal de Toledo que mobilizou somente no primeiro quadrimestre deste ano três grupos os quais apresentam avaliações significativas do progresso pessoal e profissional alcançado.

Em Toledo, a instrutora Fabíola Ferrari acompanhou duas turmas com a finalidade de despertar as participantes a uma postura mais ativa no meio em que vivem. “O curso possibilita um resgate de autoconhecimento e da autoestima para despertar ao empreendedorismo. Foi muito importante estar aqui com mulheres sensacionais que apresentaram seus projetos, melhoraram a comunicação, passaram a olhar para si e para a propriedade reconhecendo oportunidades para empreender”, comenta.

Kelly Stein, de Concórdia do Oeste, participou primeira vez do curso. No primeiro dia do curso ela reconhece ter chegado “um pouco tímida”, como descreveu. Mas com o passar dos encontros, foi possível criar novas amizades, pois os vínculos construídos na realização do Mulher Atual motivaram para a continuidade da troca de experiências e informações sobre a atividade feminina no campo.

Kelly já empreende na área da pecuária leiteira, tendo a produção de queijos como um das principais atividades da sua agroindústria. “O Mulher Atual ajudou a ter uma visão diferente do nosso negócio, discernimento e aprendizado até para atender bem o cliente. Olhando para dentro de nós mesmas, vemos nossos defeitos e assim podemos nos relacionar melhor com os outros. Isso é importante”, destaca.

Já a Adriana Bombardelli, da Linha Usina, descreve o Mulher Atual como um treinamento voltado ao empoderamento feminino, pois ele oferece temas que auxiliam na compreensão da mulher como condutora de sua própria vida com vistas à sua atuação empreendedora. “As mulheres estão buscando esse novo momento de protagonismo. O Sindicato e a Faep vêm trazendo para nós essas questões de sustentabilidade e inovação. Por isso, esse é um aprendizado muito bom que o curso trouxe nesse sentido”, observa.

OPORTUNIDADES E NEGÓCIOS

Outro grupo que aproveitou a oportunidade oferecida no curso Mulher Atual é de São Pedro do Iguaçu. A estrutura oferecida pelo Sindicato Rural e Sistema Faep/Senar-PR teve parceria muito próxima com a Coamo Agroindustrial Cooperativa. A unidade local auxiliou na mobilização das participantes que enalteceram o sucesso do curso na sua conclusão.

É o caso da Leonilce Furlanetto que agora vai em busca de conhecimento para a produção de abacaxi Havaí. “Me surpreendi com o curso e fiz novas amizades. O projeto ajudou a perceber que temos potencialidades e podemos empreender”, afirma. Na propriedade rural, a família trabalha com produção de grãos, como soja e milho. Esta veia empreendedora estava adormecida em Leonilce, até encontrar esse momento do curso para o despertar da nova produção.

De olho na novidade da colega de curso, a Aline Schiessl apresentou o projeto de geleias de abacaxi com hortelã e com pimenta. Para aproveitamento completo, com a casca da fruta a ideia é fazer licor. “A princípio era só no papel. Apresentamos para o grupo, mas com decidimos levar adiante. Já virou negócio”, avisa confiante.

A instrutora que acompanhou esta turma em São Pedro do Iguaçu, Eliana Scherbak, encerrou o treinamento muito satisfeita com os resultados. “O Mulher Atual procura o fortalecimento das mulheres por meio da autoestima e do empreendedorismo. É a força feminina colocada em prática nestes projetos que mostram o potencial para se descobrirem mais atuantes”, salienta.

As lindas experiências do Mulher Atual levaram esse grupo ao encontro de uma das Sete Maravilhas Naturais do mundo. Elas se organizaram e visitaram as Cataratas do Iguaçu, num passeio encantador que eleva a autoestima e fortalece vínculos.

Passeio realizado pelas participantes do Mulher Atual (São Pedro do Iguaçu) nas Cataratas do Iguaçu