Anúncio da Embrapa em Toledo gera expectativa de novo patamar para a agropecuária
 
publicado em: 07/07/2022
 

O potencial do Oeste do Paraná na produção de proteína animal, com cadeias produtivas consolidadas e muito bem estruturadas, vive um dos seus melhores momentos com a recém-anunciada instalação de uma unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no município de Toledo. Trata-se de uma conquista que, embora esteja na fase de preparativos, concretiza a soma de esforços entre o setor produtivo e o poder público em prol do desenvolvimento econômico.

O “desembarque” da Embrapa em Toledo com uma unidade de pesquisa e inovação para estimular ainda mais as atividades da suinocultura, avicultura e piscicultura é comemorado pelo presidente do Sindicato Rural de Toledo, Nelson Gafuri, que integrou comitiva chefiada pelo prefeito Beto Lunitti nesta quarta-feira (6/07), onde acompanhou na sede da empresa, em Brasília (DF), o anúncio feito pelo presidente da Embrapa, Celso Moretti. “O Oeste do Paraná ganhará e muito com a instalação da Embrapa no nosso município e isso é muito bom para todos os produtores que terão acesso a esse conhecimento, com repercussão nos demais elos da cadeia produtiva, como cooperativas e agroindústrias. Certamente, com a presença da Embrapa em Toledo, outras empresas ligadas ao agronegócio também estarão definindo seus investimentos no município”, comenta Gafuri em clima eufórico, pois prevê a produção pecuária regional em um patamar mais elevado no cenário competitivo.

Com o “ok” de Moretti, agora são dados os passos mais efetivos para a instalação da Embrapa junto ao Biopark – Parque Científico e Tecnológico em Biociências.

A audiência na Embrapa foi acompanhada pelo presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado federal Sérgio Souza, pelo secretário de Agronegócio, Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Diego Bonaldo, pela presidente da Associação Comercial e Empresarial de Toledo, Anaide Holzbach, pelo presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), Rainer Zielasko, pelo fundador do Biopark, Luiz Donaduzzi, e pelo presidente da Prati Donaduzzi, Eder Maffissoni