Capacitação reúne produtores que atuam na olericultura
 
publicado em: 01/06/2022
 

Para o consumidor encontrar no supermercado verduras e legumes de qualidade, produtores rurais estão investindo na busca de conhecimento quanto principais pragas que interferem na produção de olerícolas. Eles buscaram o Sindicato Rural de Toledo como parceiro ideal na oferta de treinamentos e cursos de capacitação que visam a melhoria das condições do campo.

O Sindicato mantém convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PR) e por meio desta estrutura altamente qualificada, é oferecida uma série de cursos e treinamentos voltados ao atendimento das necessidades do produtor.

Um grupo de onze olericultores participou de cinco dias de curso em que atualizaram seus conhecimentos na atividade, inclusive quanto à confecção de armadilhas para insetos. Além do conhecimento técnico oferecido nos encontros presenciais realizados na sala de treinamentos do Sindicato, os participantes realizaram visitas para análise da produção local tanto a céu aberto quanto em áreas de cultivo em estufas.

 

“Esse curso é voltado para o produtor identificar as pragas e inimigos naturais para saber que não existe somente o inseto que causa dano. Assim, ele sabe que tem insetos que fazem o controle natural dentro da propriedade. No curso mostramos algumas armadilhas para controle natural, pois o foco é diminuir resíduos nas olerícolas”, explica o agrônomo Solivan Rosanelli, instrutor do Senar-PR.

Alguns dos participantes do curso são olericultores que entregam suas produções para o programa de aquisição de alimentos que atende restaurantes populares e merenda escolar de Toledo.