Produtores rurais avançam no diálogo com forças de segurança pela paz no campo
 
publicado em: 27/02/2024
 

O Sindicato Rural de Toledo recebeu nesta terça-feira (27) reunião do Núcleo de Sindicatos Rurais do Oeste do Paraná. A pauta principal foi segurança pública no campo, Patrulha Rural e conselhos comunitários de Segurança. Estiveram presentes o comandante do 5° Comando Regional da Polícia Militar do Paraná e comandantes de sete batalhões da regiões Oeste e Sudoeste do Paraná.

Durante o encontro foram apresentados números sobre o agronegócio e também a proposta de aproximação ainda maior entre produtores rurais e as forças de segurança pública. Na reunião que foi realizada durante toda a manhã, também articipou o delegado-chefe da 20ª Subdivisão de Polícia Civil de Toledo e ainda os comandantes do Corpo de Bombeiros de Toledo e da região.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural Patronal de Toledo, Nelson Gafuri, o encontro serviu para mostrar a importância que o agronegócio tem no contexto de desenvolvimento regional e principalmente a preocupação em desenvolver ações que permitam o investimento de esforços pela sucessão familiar nas propriedades rurais. Entende-se que para a sucessão familiar acontecer são necessários vários elementos e a segurança pública é um item imprescindível.

Edio Chapla, presidente do Núcleo de Sindicatos Rurais do Oeste do Paraná, definiu o encontro como essencial para a garantia da paz no campo. Ele citou as preocupações de presidentes de sindicatos rurais de Guaíra e Terra Roxa que vivem situações de área invadidas nos últimos anos. Edmilson Zabott, secretário do Nurespop, apresentou um vídeo que mostra a evolução da ocupação de áreas nestes municípios.

Iniciativas como esta fortalecem o produtor rural representado pelo Sindicato Rural de Toledo, Núcleos de Sindicatos Rurais do Oeste do Paraná e Sistema Faep/Senar-PR.