“O Conseg Rural foi criado. Nossa obrigação é apoiá-lo”, diz presidente do Sindicato Rural de Toledo
 
publicado em: 18/10/2023
 

A formalização do Conselho de Segurança Rural de Toledo, com a entrega da chamada “Carta Constitutiva” em cerimônia realizada nesta terça-feira (17), representa o compromisso que o Sindicato Rural de Toledo tem com o homem do campo e o quanto a sociedade e demais entidades reconhecem sua atuação no município. As pessoas que prestigiaram a cerimônia no Auditório Acary de Oliveira, na Prefeitura de Toledo, ouviram atentamente os discursos das autoridades que referenciaram o Sindicato Rural Patronal como entidade parceira na busca de soluções para as diferentes demandas dos produtores rurais.

A articulação por mais segurança no campo junto às instituições de governo, que levou à criação do primeiro Conselho de Segurança Rural do Paraná, consumiu um tempo necessário para a maturação da proposta. A consistência alcançada para criar o Conselho teve por base reuniões, envio de documentos e visitas às forças de segurança. Salienta-se a disposição de produtores rurais em compor a primeira diretoria que tem mandato de dois anos. “Cabe agora a todos nós produtores rurais apoiar o Conselho, com ideias, sugestões, opiniões e principalmente com soluções para que a segurança no campo se fortaleça. O Conseg Rural foi criado e temos a obrigação de apoiá-lo”, convoca o presidente do Sindicato Rural de Toledo, Nelson Gafuri. Ele estima que se o campo estiver mais seguro, os benefícios se multiplicarão na cidade. “Com certeza, toda a sociedade vai ganhar com isso, mas principalmente o produtor rural que investe nas suas atividades e quer ter paz e tranquilidade para produzir. E produzindo mais, acaba gerando mais emprego também na cidade que recebe e transforma a produção originária do campo”, salienta.

Antes mesmo do Conseg Rural de Toledo ser criado, por meio de sua relação institucional o Sindicato Rural Patronal entregou documentos propondo ampliação ou criação da 2ª equipe de Patrulha Rural e participou ativamente das discussões que propuseram a criação do Conselho de Segurança específico para o campo. Inclusive, a reunião que definiu pela criação do Conselho contou com a participação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Toledo.